CURRÍCULO DE DIRETORES E CONSELHEIROS

 

 
DIRETORIA

 

DIRETOR - PRESIDENTE

CLAUDIO STABILE

CLAUDIO STABILE

É graduado em Direito, pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel (2000). Possui pós-graduação em Direito pela Escola da Magistratura do Paraná (2001), pós-graduação Franco-Brasileira Sustentabilidade do Território Urbano Paranaense - Unilivre/ Nantes — Ensa, Architecture/ Université Paris/ Université de Technologie de Compiègne (2016) e especializações em Direito Processual Civil pelo Instituto de Ciências Sociais do Paraná - ICSP  e Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos - IBEJ (2002) e em Direito Administrativo pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar (2005). Profissionalmente, foi diretor Jurídico e presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cascavel-PR (2005- 2006); secretário de Finanças da Prefeitura de Cascavel (2006- 2008) e chefe de gabinete na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (20011- 2013). No Governo do Estado, foi diretor Financeiro e Administrativo do Paranacidade (2013 – 2018); diretor-presidente da Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar (2019 – 2024); e secretário de Estado da Administração e da Previdência (junho de 2024 a fevereiro de 2025). Foi membro do Conselho Administrativo das empresas Sanepar (2019-2024); CS Bioenergia (2019/2020); Fomento Paraná (2014/2017); Ceasa e Detran-PR. É membro do Comitê de Indicação e Avaliação da CELEPAR.

 

DIRETORA JURÍDICA e CHIEF RISK OFFICER (CRO)

LOUISE GARNICA

Louise Garnica

Louise da Costa e Silva Garnica é advogada, graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em 2002. Atuava no setor privado até 2019, quando passou a desempenhar funções no Estado. Foi chefe de gabinete, diretora-geral e posteriormente secretária de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, passando então a presidir o Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná - FOPEME. Ocupou também o cargo de diretora-geral da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de janeiro de 2023 a maio de 2024. Indicada pelo Governo do Estado, teve o nome aprovado pelo Conselho de Administração da Fomento Paraná e pelo Banco Central do Brasil para integrar a diretoria desta instituição a partir de outubro de 2024. Ela integrou ainda o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDM/PR, entre fevereiro e julho de 2019.

DIRETORA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA

MAYARA PUCHALSKI

Mayara Puchalski

Advogada com especialização em Direito Aplicado e em Gestão Pública, cursando especialização e Planejamento Estratégico. Atua na Fomento Paraná desde dezembro de 2012 na gerência de Planejamento Estratégico, área que tem como atuação principal atuar no suporte a tomada de decisões da Diretoria Executiva tendo interligação direta com todas as áreas para orientação e acompanhamento do plano estratégico e o desenvolvimento de projetos priorizados como relevantes para o desenvolvimento institucional. Na Agência Curitiba de Desenvolvimento, atuou como assessora na diretoria jurídica de janeiro de 2011 a novembro de 2012; na assessoria do gabinete da Presidência, de outubro de 2008 a dezembro de 2010. Foi secretária da Presidência da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (Curitiba S.A.) de outubro de 2007 a outubro de 2008. Trabalhou na área administrativa da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, como gerente administrativo de fevereiro de 2001 a abril de 2005. Assistente administrativo na Associação Atlética do Banco do Brasil e estagiou no departamento jurídico do Instituto Brasileiro de Integração e Desenvolvimento Pró Cidadão (IBIDEC) e no escritório jurídico Kfouri & Derosso Advogados Associados.

DIRETOR DE OPERAÇÕES DO SETOR PÚBLICO

MOUNIR CHAOWICHE

Mounir Chaowiche

Mounir Chaowiche é formado em Administração pela Uniandrade, pós-graduado em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de Brasília e tem MBA em consultoria empresarial pela Universidade Federal de Brasília.

Executivo com vasta experiência no setor de infraestrutura, Mounir Chaowiche foi presidente da Sanepar (2015-2018), presidiu a Companhia de Habitação do Paraná – COHAPAR (2011 – 2014) e a Companhia de Habitação Popular de Curitiba – COHAB (2005 – 2009). Chaowiche também atuou na Caixa Econômica Federal (1981 – 2004), onde chegou a Gerente Executivo da instituição no Paraná e Superintendente Regional da Caixa em Londrina.

 

DIRETOR DE MERCADO

VINICIUS JOSÉ DA ROCHA

Vinícius Rocha

É graduado em Agronomia pela Unidade de Ensino Superior do Vale do Iguaçu - UNIGUAÇU, e em Direito, pela UniCuritiba. Possui MBA em Gestão Ambiental, pela Universidade Federal do Paraná. Como profissional, atuou na Assembleia Legislativa do Paraná, no Assessoramento na Comissão Permanente de Educação e na Assessoria da Presidência da Compagas. Está na Fomento Paraná desde 2019, inicialmente como assessor da Presidência, posteriormente como diretor de Mercado e, interinamente, ocupou o cargo de diretor-presidente.

DIRETOR DE OPERAÇÕES DO SETOR PRIVADO

RENATO MAÇANEIRO

Renato Maçaneiro

Graduado em Matemática (UFPR) e em Tecnologia da Informação (Opet/PR), possui pós-graduação em Finanças Corporativas (Fesp/PR). Iniciou carreira em 1981, no Banco de Desenvolvimento do Paraná (Badep), como office-boy, e posteriormente atuou nas áreas financeira, tecnológica e de controladoria. Na Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná, atuou como analista financeiro de 1996 a 2004. Na Fomento Paraná, desde 2004, exerceu cargos de analista financeiro e atuou como gerente nas áreas de Tecnologia de Informação, Financeira, Administração e de Pessoas. De 2017 até março de 2019 atuou como assessor das diretorias Administrativa e Financeira e de Operações do Setor Privado da Fomento Paraná. De Março de 2019 até dezembro de 2020 ocupou o cargo de diretor de Mercado e a partir de então o cargo de diretor de Operações do Setor Privado.

 

 

 

 

 

 
CONSELHO ADMINISTRATIVO - CAD

 

FLAVIO  MONTENEGRO BALAN - PRESIDENTE

Economista com MBA em Gestão Pública, é ex-integrante do Conselho de Administração da Fomento Paraná, integra o Conselho Deliberativo da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), entidade que presidiu de 2012 a 2014. Foi também presidente da Garantinorte - Sociedade Garantidora de Crédito do Norte do Paraná e conselheiro de Administração - SICREDI União PR-SP. Atualmente preside o Conselho de Administração da Sercomtel Telecomunicações S/A e suas coligadas. É sócio fundador, consultor e gestor da AB&F.BALAN Consultores Associados e diretor de Novos Negócios e Finanças - Alumipac Soluções Inovadoras.

ELIAS GANDOUR THOMÉ

Contador, Analista de Controle do Tribunal de Contas do Estado do Paraná – TCE desde 1992, à disposição da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos – SEJU, a partir de maio/2016, para a qual foi convidado a exercer a função de Coordenador Geral. Na Casa Civil do Governo do Estado do Paraná, de 1977 a 1992, atuou em várias unidades, gerando o amplo conhecimento quanto à estrutura e funcionamento do Órgão e da administração pública. Desempenhou atividades de estruturação, assistência, assessoria, gerenciamento de equipes e chefia, com destaque para a área financeira, onde exerceu o cargo de Chefe do Grupo Financeiro Setorial – GFS. No TCE foi Coordenador Chefe do Serviço de Escrituração Contábil e Diretor de Contabilidade e Finanças, 1995 a 2001 e Diretor de Contabilidade e Finanças (atual Diretoria Financeira do TECE/PR), 2013 a 2015. Coordenador Geral da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos a partir de maio/2016.

EDUARDO FRANCISCO SCIARRA

Natural de Londrina, Eduardo Francisco Sciarra é engenheiro civil graduado pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). É também empresário com atuação nos segmentos de entretenimento, energia e construção civil. Sua carreira inclui atuação classista em entidades diversas como a presidência da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), uma vice-presidência da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e foi conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR).
No setor público, assumiu a Secretaria de Estado da Indústria e Comércio do Paraná, em 1998, de onde saiu para ser eleito deputado federal em 2002. Foi reeleito em 2006 e 2010, voltou ao Paraná em 2015 como secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Estado. Deixou o cargo em 2016.
Foi conselheiro em diversos organismos e empresas, entre eles do SEBRAE/PR e do Conselho de Administração da Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR (2015 a 2018).

VILSON RIBEIRO DE ANDRADE

Foi diretor-presidente da Fomento Paraná, até 07/03/2019; advogado, sócio, diretor, administrador e responsável pelo Planejamento Estratégico do Escritório Rücker Curi Advocacia e Consultoria Jurídica. Pós-Graduado em Direito Constitucional e Administrativo pela PUC/SP, em Negociação e Gestão Empresarial (Inglaterra/HSBC Holding), em Direito do Consumidor (Alemanha/Colonia Insurance). Graduado pela Faculdade de Direito de Curitiba – atual UniCuritiba. Exerceu a função de CEO (Chief Executive Officer) do HSBC Seguros Brasil S.A., Diretor Nacional de Comercialização do HSBC Seguros (Brasil) S.A., Diretor Nacional de Comercialização da Bamerindus Cia. de Seguros e Diretor Jurídico Nacional da Bamerindus Cia. de Seguros. Vice-Presidente do Conselho de Administração do Coritiba Foot Ball Club, no período de 2010 a 2011. Presidente do Conselho de Administração do Coritiba Foot Ball Club, no período de 2012 a 2014.

 

LETICIA ZAINA BINDO ABDALA

Funcionária de carreira da Fomento Paraná desde 2013, como analista de desenvolvimento, Letícia é graduada em Administração de Empresas, pela FAE Business School, e possui MBA em Gestão Pública e em Gestão Financeira Empresarial Estratégica, pela Universidade do Norte do Paraná.

Antes de integrar o quadro da Fomento Paraná trabalhou em empresas como a Deloitte Touche Tohmatsu, na área de Auditoria Externa (2009 – 2011), e Bematech S/A, na área de Auditoria Interna (2011 – 2013). Atualmente é Analista de Planejamento na Diretoria Administrativa e Financeira da Fomento Paraná e é a representante eleita pelos empregados no Conselho de Administração da instituição.

 

BRUNO ANTÔNIO DE NOVAES PAROLIN

Advogado, graduado em Direito (UNICURITIBA) e pós-graduado em Criminologia e Direito Penal (Instituto de Criminologia e Política Criminal – ICPC) e em Processo Penal e Direito Penal (Academia Brasileira de Direito Constitucional – ABDCONST), é sócio e fundador do Escritório Parolin Advocacia e da Ecobras Construtora Ambiental e diretor jurídico do Instituto AquaMundi.